Hoje em dia, as redes sociais desempenham um papel fundamental na divulgação e na comunicação com os clientes. No entanto, com a multiplicidade de canais e recursos disponíveis, acaba tornando cada vez mais difícil para as empresas acompanharem tudo.
É exatamente por isso que surgiram as plataformas exclusivas de gerenciamento de redes sociais, oferecendo soluções para programação de postagens, criação de conteúdo, acompanhamento de tendências e análise de métricas. Abaixo, listamos 8 ferramentas que serão de grande ajuda para o Social Media gerenciar as redes sociais.
Agendamentos e criação de conteúdos
1. Facebook Business Suite
O Facebook Business Suite é uma plataforma projetada para facilitar a gestão de perfis comerciais no Facebook e Instagram. Além de ser uma plataforma oficial, é gratuita. Com ela, é possível ter uma visão geral das atividades, agendar postagens, acompanhar e analisar dados, criar anúncios e acessar outros recursos importantes. Como citamos acima, o melhor de tudo é que todos os recursos são gratuitos para todos.
2. mLabs
O mLabs oferece recursos de agendamento de publicações em várias redes sociais, como Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube, Twitter, Tumblr, Pinterest e entre outros. Além disso, a ferramenta conta com o mLabs Studio e integração com o Canva para a criação de designs personalizados.
A ferramenta também possui recursos como calendário de publicações, relatórios personalizados e gestão de equipe. Os planos da mLabs variam de acordo com o número de contas e o nível escolhido.
3. Etus
Assim como a mLabs, a Etus permite agendar publicações em várias redes sociais, além de oferecer recursos adicionais, como anúncios pagos no Facebook e Instagram, relatórios personalizados, SAC centralizado, gestão de projetos, captação de leads e banco de imagens. A Etus oferece planos mensais, semestrais e anuais, com preços baseados na quantidade de contas.
4. Canva
O Canva é conhecido por suas capacidades de criação de design, com diversos templates, entre pagos e gratuitos, além de recurso para edição de vídeos e imagens. Além disso, a plataforma disponibiliza o Kit de Marca, é possível salvar logotipos, cores e fontes para cada cliente, economizando tempo. O Planejador de Conteúdo permite organizar e agendar publicações. Esses recursos estão disponíveis nos planos Pro e Enterprise, que oferecem um teste gratuito.
5. Postgrain
O Postgrain é uma ferramenta focada exclusivamente no Instagram. Com ela, é possível agendar publicações, stories e Reels com antecedência, além de gerenciar interações, integrar catálogos de produtos, gerar relatórios e muito mais. A plataforma oferece suporte para várias contas gerenciadas e tem preços que variam de acordo com o número de contas.
Monitoramento
6. BuzzSumo
O BuzzSumo é uma ferramenta de monitoramento de desempenho e geração de insights para a criação de conteúdo. Isso significa que a ferramenta simplifica as informações com base na coleta de artigos e atividades sociais, facilitando a identificação de tendências, identificando o que o público gosta e monitorando a reputação da marca, facilitando a criação de conteúdo e o engajamento das pessoas. A ferramenta possui planos gratuitos e pagos, com recursos adicionais disponíveis nas opções pagas.
Dados e relatórios
7. Quintly
A Quintly é uma ferramenta de análise de dados de mídias sociais. Com mais de 500 métricas disponíveis, também pode analisar o desempenho do perfil e obter insights sobre concorrentes, clientes e influenciadores. A ferramenta oferece painéis personalizáveis e relatórios automatizados, com controle de acesso a informações privadas. Há um período de teste gratuito disponível.
8. Reportei
A Reportei é uma ferramenta focada em análise de dados, relatórios e dashboards de redes sociais e marketing digital. Ela oferece recursos de personalização, permitindo que defina métricas ideais para cada cliente e crie templates específicos para cada conta. Além disso, é possível automatizar o envio de relatórios por e-mail em intervalos definidos. A Reportei oferece diferentes planos, incluindo um personalizado para necessidades específicas.
Para finalizar, essas oito ferramentas são poderosas aliadas para gerenciar as redes sociais com eficiência, oferecendo recursos abrangentes para agendamento, análise, criação de conteúdo e muito mais. Escolha aquelas que melhor atendem às necessidades da empresa e comece a melhorar o desempenho das redes sociais hoje mesmo.
Gostou das nossas dicas de ferramentas para auxiliar o Social Media? São importantes para manter a organização e criação das redes! Compartilhe esse artigo com seus amigos e profissionais que precisam conhecer essas ferramentas, aproveite e acesse as nossas redes para mais dicas sobre o mundo digital.