Conheça quais são os tipos de campanhas no Facebook Business e para que eles servem

Por: NCW Brasil em 13/02/2024 | Tempo de leitura: 05m 36s

A maior dúvida de quem está começando no Marketing Digital, é a ferramenta de anúncios do Facebook, a principal é, qual o objetivo? Para quem não sabe, as ferramentas de publicidade do Facebook e do Instagram são as mesmas, porém, ainda sim é possível anunciar diretamente pelo Instagram, sem precisar necessariamente da plataforma do Facebook, já que os objetivos são diferentes e mais específicos, como por exemplo, conseguir mais seguidores e visitantes para o perfil. O sistema oferece 11 metas, cada uma com uma finalidade específica. Confira algumas delas a seguir:

 

Objetivos de campanhas do Facebook Ads

Em um nível mais avançado, é possível usar cada um dos objetivos de campanha para cada etapa do funil de vendas ou maturidade do lead. Aqui está uma lista para ter uma compreensão básica de quando usar cada um. Eles estão organizados em 3 formatos: Identificar, Considerar, Transformar. Apesar da tendência do seu cérebro de pensar “não deveria ser tão óbvio”, é tão óbvio quanto o nome do alvo já mostra. Veja:

 

1. Reconhecimento de marca

O Facebook é capaz de descobrir que as pessoas conseguem se interessar mais por sua marca, o que é determinado na maioria pela interação dos próprios usuários do Facebook e do Instagram. Se os usuários consomem conteúdo de produtos semelhantes ao seu, os anúncios são direcionados a eles.

 

2. Alcance

Esse é um dos melhores objetivos e um dos modelos mais baratos para gerar engajamento se você deseja que seu anúncio seja exibido para o maior número de pessoas possível com as visualizações ou algo do tipo, já que alcance não é somente para vídeos, mas também para imagens únicas e carrossel de imagem.

 

3. Tráfego para site

Anteriormente conhecido como clique para site, o tráfego possibilita que o Facebook e o Instagram enviem pessoas para o site, página de captura ou até para o WhatsApp. As plataformas estão procurando pessoas com maior probabilidade de clicar em seu anúncio para que você possa interagir com sua página de captura e obter vendas ou dados do usuário.

 

4. Envolvimento

Se você precisa curtir, comentar, compartilhar, participar de uma atividade, essa meta trará mais resultados. No entanto, como mencionamos antes, vale a pena testar atingir a meta, pois muitas vezes é mais provável gerar engajamento do que engajar com a meta em si. Basta usar um botão de ação como: “Comente sua opinião”, “Marque seu amigo” ou algo parecido.

 

5. Instalação de aplicativo

Este é bem sofisticado e interessante apenas se você tiver um aplicativo e quiser instruir as pessoas a instalá-lo. Este é um anúncio para a loja de aplicativos, independente se você está usando um Android ou um Iphone.

 

6. Visualização de vídeo

Junto com a influência, esse é um dos objetivos mais baratos para conseguir engajamento, por quê?  O Facebook já pensa em engajamento como a própria visualização de vídeo. Assim, é possível definir o que considera engajamento, seja 15%, 25%, 50%, 75% ou 100% do vídeo assistido. Dessa forma, você pode então realizar ações apenas para quem já viu, remarketing que é o mais falado, mas poucos sabem fazer.

 

7. Cadastros

Essa é a ferramenta de captação de leads do próprio Facebook onde você cria um formulário na plataforma e direciona seu anúncio para ele. Dependendo do segmento, vale a pena tentar.

 

8. Mensagens

Este é famoso entre os delivery's. Crie anúncios vinculados diretamente ao seu WhatsApp, Messenger e/ou Instagram Direct. A vantagem disso é o pagamento por cada mensagem enviada. Aí cabe o atendimento da sua empresa para convencer essa pessoa a comprar ou usar o seu produto.

 

9. Conversões

Os anúncios de conversão são campanhas específicas que têm por objetivo conduzir o tráfego de usuários para que realizem ações valiosas em seu site. Por exemplo, cadastros, visualizações de conteúdo, adições ao carrinho, compras, entre outros eventos importantes registrados pelo pixel do Facebook.

 

10. Vendas de catálogos

Usar um catálogo do Facebook, pode direcionar as pessoas para ele. Sejam menus, produtos de comércio eletrônico ou listas de serviços.

 

Agora que sabe todas as opções de objetivo de campanha, escolha e teste alguns deles para melhorar a performance do seu negócio. Aproveite e acesse o nosso site para mais dicas.

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