Uma assessoria de imprensa ajuda a aumentar a visibilidade da mídia e desempenha um papel importante na construção da identidade e imagem de uma organização, marca e pessoas.
Por: NCW Brasil em 11/04/2023 | Tempo de leitura: 06m 43sO que é assessoria de imprensa?
A assessoria de imprensa é uma das diversas áreas da comunicação e é o que está por trás dos bastidores de todo o processo de assessoria de imprensa. Atua como ponte entre os clientes atendidos e o veículo/público de comunicação.
Mesmo com o declínio da mídia impressa e a evolução do digital, o trabalho das assessorias de imprensa continua sendo importante. Hoje, inclui todos os veículos que existem na internet, além das redes sociais.
A mídia espontânea é um dos principais objetivos da consultoria, pois é por meio dela que a empresa ganha destaque e popularidade entre as ferramentas de comunicação. Além de gerenciar informações para torná-las relevantes, você também precisa entender seu público-alvo.
Com que a assessoria de imprensa trabalha?
- Gestão de mídia espontânea: Através do trabalho de publicação de releases, fontes e sugestões de pautas, a assessoria de imprensa fornece aos jornalistas informações de alta qualidade que facilitam debates de interesse mútuo. Espaço para diferentes mídias pode ser garantido sem pagar por isso.
- Gestão de Crises: Nos momentos mais difíceis, os profissionais de consultoria podem desenvolver a melhor estratégia de comunicação para contornar falhas ou ruídos sem prejudicar seriamente a imagem da empresa/pessoa.
- Integração de porta-voz/treinamento de mídia: é função de uma assessoria de imprensa orientar e treinar os encarregados de falar para uma empresa ou instituição. É ele quem dá o tom da entrevista em termos de pauta e metas esperadas. Media training e produção de conteúdo especializado, como briefings, apresentação, mensagens-chave e análise de mídia, auxiliam na preparação de palestrantes e posicionamento institucional.
- Relacionamento e diálogo com a mídia: Uma boa assessoria de imprensa facilita o acesso aos profissionais da redação e é responsável por dar ênfase às pautas de interesse do assessorado.
Quais ferramentas o assessor trabalha?
Um assessor de imprensa é um profissional que trabalha em uma agência de comunicação e uma pessoa que fornece aos meios de comunicação informações sobre uma pessoa que está sendo consultada. Esta proposta pode ser formulada em qualquer filial e evento. O primeiro passo é identificar as necessidades do cliente e depois avaliar, na forma de uma reportagem, quais informações sobre aquele cliente podem ser de interesse público.
Para que o assessor realize todas as atividades do seu trabalho, algumas ferramentas precisam ser usadas, sendo elas:
1. Press Release: Texto escrito em formato de notícia com o objetivo de veicular informações sobre as atividades de uma empresa para a mídia. Pode se referir ao seu produto, serviço, evento, notícia ou modelo de negócios.
2. Press-trip: É uma ferramenta para ampliar e estreitar o relacionamento de uma marca com a mídia e influenciadores por meio de viagens ou visitas guiadas a locais específicos, eventos, empreendimentos, lançamento de projetos e produtos de uma instituição.
3. Press kit: é um kit que promove um novo produto ou chama a atenção para determinados eventos da empresa ou notícias de negócios. Podem ser: blocos de notas, canetas, CDs com fotos, lançamentos, etc. Hoje, os press kits não estão mais restritos aos jornalistas, mas também podem ser distribuídos a outros públicos-alvo como parceiros, patrocinadores, potenciais investidores e funcionários da própria empresa em feiras e treinamentos.
4. Clipping e análise de mídia: por meio do clipping de notícias, os assessores descobrem menções dos clientes em várias ferramentas de comunicação. A análise de mídia é utilizada para medir a presença de instituições e/ou porta-vozes nos meios de comunicação.
5. Sites e Redes Sociais: Com o avanço da tecnologia, os agentes de notícias de hoje dominam os canais digitais fundamentais para se comunicar com a mídia e o público corporativo.
6. Mailing: Um bom mailing ajuda bastante em relação à mídia e à obtenção de cada informação correta. O detalhamento desses contatos (nacional, regional, profissional ou editorial) também é fundamental para a divulgação efetiva das informações e para que a assessoria de imprensa entenda quais conteúdos são estratégicos para cada tipo de público e veículo de comunicação.
7. Relacionamento com a mídia: conferências, encontros e cafés com jornalistas fazem parte da consolidação do relacionamento e diálogo da agência com a mídia. Essa ponte é feita pelos assessores.
8. Produção e gestão de conteúdo: press releases, briefings, talk points, mensagens-chave, discursos, roteiros de vídeos institucionais e postagens em redes sociais são o que as assessorias de imprensa produzem diariamente. O objetivo é garantir que os palestrantes estejam sempre prontos e munidos das informações e dados mais atualizados possíveis, além de fortalecer a posição da agência perante a mídia e a sociedade.
9. Conferências de Imprensa: São eventos organizados pela assessoria para reunir os diferentes veículos e transmitir informações de interesse imediato ao público. Esta é uma tática utilizada para anunciar notícias impactantes, como o lançamento de um plano ou novo projeto, a fusão de uma grande empresa, ou a resposta a uma situação de crise, etc.
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