O copywriter e os redatores publicitários são os profissionais responsáveis pelos textos publicados nos comerciais que você encontra nas mais diversas mídias e ferramentas, tanto online quanto offline.
Para entender a diferença entre copywriter e a redação publicitária de anúncios, precisamos voltar um pouco no passado para entender a origem dos dois termos. A procedência da redação publicitária está interligada à própria história da publicidade. Os primeiros anúncios comerciais registrados apareceram na Inglaterra por volta de 1650. Nos Estados Unidos, o primeiro anúncio impresso não foi publicado até 1704.
No Brasil, os primeiros anúncios comerciais só apareceram depois de 1850. O copywriter como o conhecemos hoje surgiu nos Estados Unidos na virada do século passado, baseado em um método desenvolvido pelo publicitário Claude Hopkins.
Acompanhe esse artigo para saber qual a diferença entre ambos.
Redação publicitária, o que é?
A redação publicitária é a técnica de conceber uma ideia e criar uma peça publicitária a partir dela, juntamente com toda a linguagem envolvida, que deve ser de caráter persuasivo. Ou seja, uma linguagem firmemente estabelecida, de forma pecaminosa.
A partir desse conceito, já se percebe que o trabalho de um redator publicitário não se limita ao texto envolvido na redação de um artigo e, mais importante, ele é o criador de todo o conceito envolvido na criação publicitária. Normalmente, ele trabalhará com um designer gráfico que fará o trabalho de composição visual da peça.
Existem vários meios de comunicação que suportam comerciais. Aqui estão alguns exemplos de direitos autorais publicitários em nossa vida cotidiana:
comerciais de televisão;
- anúncios impressos em revistas ou jornais;
- anúncios online em sites;
- placas e fachadas;
- outdoors;
- spots de rádio;
- busdoors (anúncios que vão no ônibus e nos transportes públicos);
- entre outros.
Copywriter, o que é?
Uma boa definição geral de copywriter no sentido moderno pode ser: a arte e a habilidade de escrever um texto altamente persuasivo que leva os leitores a realizar ações predeterminadas pelo autor do texto.
Em outras palavras, podemos dizer que o copywriter, ao contrário da redação publicitária, tem uma forte intenção de venda, mesmo que seja vender uma ideia, não necessariamente um produto ou serviço.
Por que a confusão entre os termos?
Para entender porque muitas pessoas confundem redação publicitária com copywriter (e vice-versa), ou porque muitas pessoas pensam que copywriter está apenas começando, precisamos entender a diferença em termos em inglês.
Nos países de língua inglesa, a cópia publicitária também é copywriter. Na verdade, existem duas profissões com esse nome: redator de agência e redator de resposta direta. O primeiro é equivalente ao nosso copywriter. Ele costuma trabalhar em agências de publicidade e é creditado com produções de sucesso. Existem até vários prêmios ao redor do mundo, melhor estilo Oscar, para profissionais de publicidade, como o maior Festival de Cinema de Cannes da região.
O segundo tipo é o que chamamos simplesmente de copywriters, e quando nos referimos a eles nos referimos aos profissionais ligados ao marketing direto. Muitas pessoas pensam que o copywriter está apenas em alta no Brasil. Na verdade, a profissão de copywriter tem uma longa história em nosso país.
Quais são as diferenças entre os termos?
A diferença entre o copywriter e a redação publicitária, é que entre esses termos o profissional de copy tem a intenção de vender, nem que seja uma ideia, já a redação publicitária é para vendas diretas.
Para quem não é da profissão, a diferença parece um detalhe acidental. Mas esse detalhe pode fazer uma grande diferença, desde a pesquisa, passando pela estrutura geral de um trabalho ou advocacia, até a forma como ele é apresentado ao público.
Agora, e de forma mais ampla, copywriter tornou-se parte de outros programas de escrita. Por exemplo, principalmente no marketing de conteúdo, técnicas de copywriter podem (e devem) ser empregadas para tornar o texto mais persuasivo. No mundo do marketing digital, escrever e-mail marketing, landing pages, squeeze pages, páginas de vendas, scripts de vídeo de vendas e vários outros formatos de texto também é um trabalho de copywriter.
Por outro lado, a redação publicitária é mais rigorosa e requer uma base teórica sólida. Ao contrário dos redatores de resposta direta, os profissionais de publicidade têm formação acadêmica e legislação regulatória do setor, incluindo sindicatos.
Finalmente, você deve saber que, seja publicidade ou direitos autorais, a quantidade necessária de aprendizado é enorme. Isso ocorre porque ambas as carreiras exigem conhecimento além de suas próprias habilidades. É necessário conhecimento em psicologia do consumidor, linguística do discurso, marketing e muitos outros campos. Sem contar uma carreira que exige constante reciclagem, refinamento e pesquisa.
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