Você sabe como aproveitar os insights para obter melhores resultados para a marca nas redes sociais?

Por: NCW Brasil em 13/02/2024 | Tempo de leitura: 08m 19s

Atualmente, a quantidade e a disponibilidade de informações sobre o comportamento dos consumidores estão em constante crescimento. No entanto, de nada adianta ter acesso a esses dados se a empresa não souber como aproveitá-los. É imprescindível estabelecer um processo eficiente de coleta e análise de dados, para extrair insights que aprimorem a comunicação entre marcas e clientes.

 

A comunicação por meio das redes sociais não só é estratégica, mas também representa uma maneira de obter conhecimento sobre o cliente. A seguir, apresentamos algumas dicas para otimizar o processo de tomada de decisões da marca, utilizando insights para melhorar a comunicação nas redes sociais da empresa. Confira!

 

Metade dos usuários deixam de seguir as marcas por falta de relevância

Segundo uma pesquisa realizada pela Hello Research, 27% apenas dos entrevistados seguem alguma marca nas redes sociais, e 54% afirmou já ter deixado de seguir uma ou mais marcas nesses canais por falta de relevância. Isso demonstra a dificuldade das empresas em se comunicarem eficientemente, a fim de manter o interesse do público.

 

Portanto, é essencial que as organizações busquem sempre otimizar a comunicação com os clientes, especialmente em canais tão dinâmicos como as redes sociais.

 

Transforme os dados gerados e coletados nas redes sociais em inteligência de mercado. Isso não apenas ajudará a melhorar as métricas, mas também a manter uma base ativa e fiel de clientes, gerando insights que contribuirão para o aprimoramento do negócio.

 

1. Defina e entenda melhor o público-alvo

No mundo das redes sociais, uma das maiores vantagens é a capacidade de monitorar em tempo real. No entanto, para explorar plenamente esse potencial, é preciso ir além do simples monitoramento e usar os insights obtidos para obter melhores resultados para as marcas.

 

É fundamental que todas as ações realizadas nas redes sociais, desde a atualização do conteúdo do perfil até a colocação de anúncios pagos, sejam baseadas em análise e monitoramento detalhados. O uso de ferramentas analíticas adequadas permitirá que as empresas determinem exatamente onde, como e para quem uma marca deve ser apontada.

 

Mas como podemos usar esses insights para melhor definir e entender nosso público-alvo? Além do monitoramento em tempo real, ele precisa ser estudado com atenção, combinando-o com os dados do CRM (Customer Relationship Management), ou seja, Gestão de Relacionamento com o Cliente.

 

Por meio dessas pesquisas e análises de CRM, informações valiosas podem ser obtidas sobre os clientes e seus interesses, comportamentos e preferências nas redes sociais. Com base nesses dados, é possível traçar um perfil mais preciso do público-alvo e segmentar adequadamente.

 

Essa segmentação refinada permite que seja possível desenvolver estratégias de marketing e comunicação com mais eficiência. Ao conhecer melhor o público-alvo, as marcas podem criar conteúdo relevantes e personalizados, além de oferecer produtos e serviços nas redes sociais que atendam às necessidades específicas desses consumidores.

 

2. Explore opções de segmentação e tendências

Ao entender melhor o perfil do público-alvo, é possível direcionar as ações de forma mais eficaz. No entanto, para alcançar esse entendimento, é crucial prestar muita atenção ao público nas mídias sociais. Esteja ciente do comportamento e das opiniões que eles expressam. Além disso, também é importante uma análise aprofundada das emoções, sentimentos e temas de interesse que surgem durante essas interações.

 

A mídia social fornece uma plataforma valiosa para conduzir a análise de tendências e permitir que as ideias sejam apoiadas por estratégias sólidas. Ao monitorar cuidadosamente o comportamento do público, é possível identificar oportunidades em tópicos pouco discutidos. Essa identificação de lacunas permite que seja incorporado esses tópicos de maneira mais eficaz à estratégia de comunicação.

 

3. Utilize dados demográficos para obter insights e melhorar a comunicação

A combinação de dados demográficos, como sexo, idade e localização, com informações como estado civil, status de relacionamento e classe social, por exemplo, pode gerar insights inéditos, que serão muito úteis para identificar a linguagem adequada a ser utilizada nas redes sociais.

 

4. Entenda que toda tendência passa por uma jornada de maturação

Acompanhar tendências é uma excelente forma de otimizar os insights e melhorar a comunicação nas redes sociais. No entanto, é importante compreender como ocorre o ciclo de vida de uma tendência.

 

Inicialmente, a tendência começa com um pequeno grupo pioneiro e inovador. Em seguida, pessoas atentas às novidades são influenciadas por esse primeiro grupo, que, por sua vez, influencia um grupo muito maior de pessoas. Com a popularização, a tendência atinge o mainstream como é chamado.

 

Identifique em qual estágio da pirâmide de adoção de uma tendência o público-alvo se encontra. Dessa forma, a empresa terá opções mais precisas de insights para aprimorar a comunicação nas redes.

 

5. Faça análise de como a concorrência se comunica

No setor de atividade, é provável existir uma comunidade virtual tanto interna quanto externa da empresa. Essa comunidade é formada por clientes e fãs da empresa, bem como pela concorrência. Analisar os canais de maior engajamento da concorrência pode ser um recurso valioso para obter insights.

 

Redes sociais como o Facebook permitem criar um painel de controle para comparar números de alcance e engajamento com outras páginas. Com base nisso, é possível entender o que está sendo feito e o que tem gerado bons resultados. Além disso, é possível identificar oportunidades em termos de temas ou posicionamentos ainda não explorados, bem como promessas que não estão sendo efetivamente cumpridas.

 

6. Interaja com o público

Não há nada melhor para avaliar a qualidade da comunicação e obter insights para aprimorá-la do que ouvir o público! Essa interação permitirá que a empresa conheça as opiniões, preferências, hábitos e o que a persona gosta ou não gosta na comunicação com as marcas nas redes sociais.

 

Portanto, a interação é a chave para obter insights que melhorarão a comunicação. Faça enquetes, estimule (e responda!) comentários e crie ações que gerem engajamento. Posteriormente, faça uma análise dessas interações em busca de dicas e padrões que auxiliem a empresa a ter uma comunicação mais eficaz com o público.

 

Gostou das nossas dicas para aproveitar os insights das redes sociais? São importantes para agregar relevância a marca! Compartilhe esse artigo com seus amigos e profissionais que precisam saber dessa importância, aproveite e acesse as nossas redes para mais dicas sobre o mundo digital. 

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