
Nos últimos anos, o Marketing Digital passou por uma transformação profunda. As campanhas deixaram de ser apenas informativas para se tornarem relacionais. Assim sendo, é necessário abordarmos o assunto de diversidade e acessibilidade no marketing para a sua empresa.
E, nesse novo cenário, uma pergunta vem ganhando espaço nas salas de decisão: estamos realmente nos comunicando com todos os públicos?
Quando falamos em diversidade e acessibilidade no Marketing Digital, não estamos tratando apenas de inclusão social, mas também de estratégia de marca, de ampliação de mercado, de experiência do usuário e, sim, de resultados financeiros.
Em um mundo cada vez mais plural e conectado, ignorar essa pauta é fechar portas para oportunidades reais de crescimento.
Na sua empresa, diversidade e acessibilidade já fazem parte do planejamento de Marketing?
Hoje, segundo dados do Censo Demográfico de 2022, realizado pelo IBGE, 8,9% da população brasileira (o equivalente a 18,6 milhões de pessoas) têm algum tipo de deficiência com impacto funcional moderado ou severo.
Esse número considera limitações visuais, auditivas, motoras ou cognitivas que afetam a interação com o meio e o consumo de conteúdo digital.
Ainda assim, grande parte das estratégias digitais ignora esse público, seja por desconhecimento, seja por falta de preparo técnico, ou seja, a falta de diversidade e acessibilidade no marketing das empresas, pode fazer com que elas percam público e, consequentemente, dinheiro.
Um estudo da Click-Away Pound Survey, realizado com usuários com deficiência, mostrou que 69% abandonam um site se ele não for acessível. E o mais preocupante: 86% não retornam.
A pergunta que fica é: na sua empresa, diversidade e acessibilidade já fazem parte do planejamento de Marketing?
O seu site está adaptado para leitores de tela? Seu conteúdo é compreensível para públicos diversos? Sua marca representa, de fato, a pluralidade do seu consumidor?
Trazer essa reflexão para dentro do Marketing é o primeiro passo para construir uma comunicação verdadeiramente eficaz, inclusiva e rentável. Pois é a partir daí que as mudanças começam a acontecer.
Como aplicar diversidade e acessibilidade no marketing digital?
A seguir, listamos problemas comuns e soluções práticas para você começar ou aprimorar sua estratégia de Marketing Digital com foco em diversidade e acessibilidade.
1) Website não acesível
Adote o padrão WCAG (Web Content Accessibility Guidelines), invista em alt texts para imagens, garanta contraste adequado entre cores e estrutura lógica de navegação, pois desta forma, sua empresa terá um Desenvolvimento web acessível, que é considerado um dos primeiros passos para a inclusão digital.
2) Conteúdos excludentes
Evite jargões, use linguagem clara, e diversifique formatos (texto, áudio, vídeo com legenda e LIBRAS); em suma, a produção de conteúdo inclusivo amplia seu alcance e melhora a experiência de usuários com deficiências visuais, auditivas ou cognitivas.
3) Falta de representatividade
Planeje campanhas com representatividade real em imagem, voz, tom e mensagem. Inclua diversidade étnica, de corpos, de gêneros e de idades.
Por causa disso, a gestão de redes sociais com curadoria consciente pode mudar drasticamente a percepção da sua marca.
4) Comunicação que não considera tecnologias asservitas
Teste suas campanhas com leitores de tela, use fontes legíveis, evite textos justificados, e insira descrições em vídeos e imagens. A otimização de campanhas precisa contemplar todas as formas de navegação.
5) Falta de estratégia
Tenha uma abordagem orientada a dados. Ferramentas de BI e performance ajudam a entender se o seu público se sente visto e se engaja com seus conteúdos.
A gestão estratégica com foco em diversidade é essencial para que a marca seja lembrada e, acima de tudo, escolhida.
Veja o que acontece se você ignorar essa pauta de diversidade e acessibilidade no marketing
Ignorar a diversidade e a acessibilidade digital no Marketing é mais do que uma falha ética, é um risco comercial. Marcas que não se posicionam perdem:
- Relevância social, pois deixam de refletir o mundo como ele é.
- Clientes em potencial, que não conseguem acessar ou se identificar com a comunicação.
- Vantagem competitiva, já que empresas inclusivas se destacam e ganham visibilidade.
- Compliance e credibilidade, pois a acessibilidade é exigida por lei, como determina a LBI (Lei Brasileira de Inclusão).
- Engajamento e conversão, já que experiências mal planejadas afastam em vez de atrair.
Negar a inclusão é, na prática, limitar o seu potencial de crescimento.
A diversidade e a acessibilidade digital não são mais uma tendência: são um compromisso com o presente e o futuro do seu negócio.
E nós, da NCW Brasil, estamos prontos para te ajudar a colocar isso em prática, com soluções criativas, estratégicas e personalizadas.
Aqui, acessibilidade e performance caminham lado a lado., desde a produção de conteúdo inclusivo, gestão de redes sociais com representatividade, desenvolvimento de sites acessíveis até campanhas segmentadas em mídia e Google Ads.
Na NCW Brasil você conta com uma equipe que entende do seu mercado e, claro, do mundo ao seu redor.
Quer tornar sua marca mais inclusiva, humana e rentável? Fale com nossos especialistas e dê o próximo passo.