NCW Brasil impulsiona o lançamento da KV Makeup com consultoria estratégica, tecnologia e branding completo

O mercado de beleza cresce todos os anos e exige marcas bem estruturadas desde o início. Pensando nisso, a KV Makeup buscou a NCW Brasil para desenvolver uma consultoria para lançamento de marca de maquiagem. Nosso objetivo foi criar uma base sólida de branding, estratégia e presença digital.

No mercado publicitário desde 2013, a NCW Brasil é muito mais que uma agência, é uma assessoria de marketing, que presta consultoria personalizada aos seus clientes. Em seu portfólio, empresas de grande porte, como o Grupo Shibata, BBC Digital, Revvo, Nadir, Vult, Lacqua di Fiori, Grupo Boticário, entre outras, têm suas histórias de sucesso escritas todos os dias por meio de um trabalho bem planejado nas áreas de criação, estratégia, produção, suporte em posicionamento digital (mídias sociais) e assessoria de imprensa, que ajudam a impulsionar a empresa em seus negócios.

Recentemente, a NCW Brasil ganhou mais uma parceira: a KV Makeup, com a qual assumiu o compromisso de elaborar todo o processo de planejamento, estratégia e posicionamento da marca de cosméticos, oferecendo desde a pré à pós-produção, assessoria e organização do evento de lançamento. O trabalho envolveu cerca de 25 profissionais de marketing, publicidade e jornalismo. Foram meses de trabalho, que valeram muito a pena.

Todo esse processo foi acompanhado de perto pela gestora de Projetos, Bárbara da Silva, que contou com o talento e a dedicação dos profissionais envolvidos. “Reunimos uma equipe de excelentes profissionais, que nos ajudaram em cada detalhe. O segredo foi manter o foco no planejamento que fizemos no início do trabalho como um guia e nunca esquecer do nosso público-alvo e do propósito da marca no mercado”, resumiu.

“Por se tratar de um lançamento em um mercado competitivo, como é o caso de beleza e maquiagem, os próximos passos englobam a construção de identidade e a confiança do público com a marca. As pessoas, de forma geral, gostam de se relacionar com marcas com as quais se identificam e se sentem representadas. É claro que o produto em si tem papel fundamental nesse desenvolvimento, por isso um outro passo é conseguirmos mostrar a nossa qualidade e, dessa forma, aumentar o reconhecimento e a lembrança da marca”, explica a assistente de Marketing, Isabela Yukie Akiyama.

Making of

Nos bastidores do lançamento da marca, uma gama de profissionais se desdobrou para que tudo saísse perfeito. “Nossa equipe trabalhou efetivamente no processo. Tínhamos assessores (de imprensa e de evento), fotógrafos, editor de vídeo, redator, planejamento, designers, social media, modelos, diretoria, comercial, tráfego pago, atendimento e maquiador”, lembra Bárbara.

A gestora de Projetos diz que o planejamento estratégico para o lançamento da KV Makeup foi elaborado na agência e falou do desafio de organizar um evento desse porte: “É uma grande responsabilidade, porque o público vai ter seu primeiro contato com a marca e queremos garantir que essa percepção seja a mais positiva possível. Acreditamos na marca, no que ela quer entregar e na qualidade do produto”.

À frente do planejamento e da organização do evento, Isa descreve qual a sua sensação: “É como se sentir parte de algo maior, uma peça que faz as coisas caminharem. É muito bom ter acesso aos bastidores e poder, de fato, ajudar na construção de algo do zero, além, é claro, de acompanhar a evolução do projeto e vê-lo ganhando vida”.

Organização do evento

“Para organizar um evento como este, tivemos que levar vários pontos em consideração. Por se tratar de um lançamento, este será o primeiro contato oficial do público com a marca, então, é essencial que a mensagem e a imagem que a marca deseja transmitir seja clara para o público”, explica Isa.

Ela aponta que foram vários os desafios, desde a organização em si, já que conta com toda uma estrutura, fornecedores e equipe, até a parte estratégica, de como atingir o público da forma desejada. “A parte mais complicada é ter certeza de que todas as propostas estejam alinhadas. Minha função, no Planejamento, é assegurar que tudo esteja bem amarrado, desde a comunicação visual (que a equipe de arte elabora), experiências, mensagens, até as falas do evento, que devem estar alinhadas com o propósito da marca”, resume.

Agora, a equipe aguarda com grande expectativa o resultado de todo este trabalho. “Nosso objetivo é levar vendas para os nossos clientes. O mais importante é que fiquem satisfeitos”, enfatizou a gestora, acrescentando que o mais difícil em todo o processo foi garantir que nenhum detalhe passasse despercebido”.

Pesquisa de mercado

Antes do lançamento da marca, a NCW realizou uma pesquisa de mercado, visando o público-alvo da empresa. “Este processo é bem completo e envolve diversasfrentes e etapas. Da equipe, o setor de Planejamento ficou responsável por fazer toda a pesquisa mercadológica, de concorrência, referências e público, reunindo informações do segmento e com base nos dados que uma pesquisa com o público nos trouxe”, lembrou Isa.

Segundo dados levantados na Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o Brasil é o terceiro maior mercado consumidor do mundo no setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, perdendo apenas para Estados Unidos e China. Já no consumo de maquiagens, é o 7º maior mercado, demonstrando a capacidade de marcas e empresas brasileiras dessa área crescerem e ocupar novos espaços.

Ainda segundo pesquisas, 81% dos consumidores brasileiros esperam que as marcas de beleza ofereçam evidências científicas sobre a eficácia de seus produtos. Fora isso, as tendências sociais e comportamentais estão tornando os consumidores mais exigentes, demandando comprovações reais da eficácia dos produtos.

Tecnologia

Outro fator importante no mercado da beleza é o avanço tecnológico e o uso crescente da inteligência artificial (IA), que têm impactado diretamente o mercado de maquiagem no País.

Cada vez mais os consumidores buscam experiências personalizadas, como atendimentos via chatbot e ferramentas que identificam o tom de pele para recomendar produtos. No mundo atual, o controle do estresse será outro grande motivador de compra e cada vez mais pessoas buscarão produtos e serviços que incluam a saúde emocional nas rotinas de autocuidado.

Todos estes tópicos foram levados em conta pela equipe da NCW Brasil, que trabalhou muito para lançar e posicionar a KV Makeup no mercado brasileiro de cosméticos.

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